É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação e mestre em comunicação/cinema. Escrever é a sua meditação, principalmente se for sobre filosofia e audiovisual. Seu lugar no mundo é um amanhecer do sol com café, caderno e lápis.
O Estoicismo começou com um naufrágio. O que Zenão de Cítio, um comerciante, fez após perder toda a sua mercadoria em um naufrágio? Buscou refúgio nos livros, encantou-se com a filosofia.
Ler ArtigoSêneca participou ativamente da vida política do Império Romano, tendo uma existência movimentada e produtiva em diversas áreas. Conheça mais sobre o filósofo.
Ler ArtigoEpicteto foi um dos três grandes filósofos estoicos dos quais temos como referência até os dias de hoje, juntamente com Sêneca e Marco Aurélio. Conheça mais sobre o filósofo que foi escravizado grande parte de sua vida.
Ler ArtigoSe a vida é um banquete, qual é a nossa porção - e como viver bem com ela? Epicteto nos presenteia com uma metáfora sobre um banquete para falar sobre moderação, aceitação e gratidão.Epicteto
Ler ArtigoConceitos e práticas da filosofia estoica para servir de guia para encarar e transpor os obstáculos da vida, entendendo-os como parte intrínseca do nosso cotidiano.
Ler ArtigoSim, temos emoções e a vida é cheia de contratempos, mas como manter a tranquilidade mesmo em momentos de turbulência? O primeiro passo é não criar expectativas sobre fatos e pessoas. Como o Estoicismo nos adverte, devemos manter a nossa harmonia com a natureza, não esperando que o que acontece externamente a nós seja de qualquer outra forma do que do jeito que é. É preciso ter calma e bondade para respeitar e administrar os nossos sentimentos e, assim, agir de forma estratégica.
Ler ArtigoÉ natural termos emoções! E faz parte da vida nos presentear com desilusões, perdas, dor, amor, felicidade. O que nos coloca em sofrimento é nos deixar levar por sentimentos ruins, como ciúmes, inveja, ganância ou tristeza. Como o Estoicismo pode nos ajudar a lidar com nossas emoções? Venha ler!
Ler ArtigoCaio Musônio Rufo nasceu por volta de 20-30 d.C. na Etrúria, região atual da Itália Central. Era da Ordem Equestre, estando abaixo da Ordem Senatorial. Rufo morreu por volta do ano 100. Musônio Rufo é uma referência por defender a igualdade na educação filosófica de homens e mulheres e por rejeitar esse padrão duplo de entendimento.
Ler ArtigoVocê pode até não ter lido ou assistido aos filmes da saga Harry Potter, mas, sem dúvida, já ouviu falar sobre o universo bruxo desse garoto. A responsável pela criação desse ícone cultural, que continua a conquistar novas gerações, é a escritora britânica J.K. Rowling.Joanne Rowling (o K em sua assinatura é na verdade emprestado de sua avó e não faz parte do seu nome) estudou Francês e Clássicos na Universidade de Exeter, o que seria útil para criar os feitiços da série Harry Potter, alguns dos quais são baseados em latim. Além disso, o estudo da filosofia sem dúvida entra para a saga em suas narrativas sobre justiça, honra, morte, amigos, propósito e muito mais.
Ler ArtigoEstudar o Estoicismo hoje em dia não é apenas sobre ler os filósofos antigos e os seus textos clássicos - o que vale muito a pena - mas é também sobre encarar o nosso dia a dia, nossas práticas e nossos modelos e exemplos sob a perspectiva de uma filosofia que acompanha o seu tempo. A filosofia não é algo distante, deve estar presente no nosso dia a dia, em cada escolha que pareça boba, no que compartilhamos nas nossas redes sociais ou como falamos das e com as pessoas. A partir dessas ideias, trazemos aqui algumas mulheres contemporâneas de diferentes áreas e algumas práticas estoicas que podemos tecer a partir de suas vidas.
Ler ArtigoO Estoicismo, desde seus primórdios, atraiu muitas mulheres. As mulheres organizavam a “convivia” para debater o Estoicismo. Muitas delas de fato vivenciaram a filosofia, como Pórcia Catonis, Ânia Cornifícia Faustina e Fânia.
Ler ArtigoConteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos
Amor Fati é uma expressão do latim que pode ser traduzida para “amor ao destino” ou, trazendo para termos mais práticos, “aceitação entusiástica de tudo que possa vir a acontecer”.
Ler Artigo