Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!
Todos os Depoimentos

Entenda como a filosofia Estoica transformou a vida de diferentes pessoas

Caso a filosofia Estoica tenha impactado a sua vida de alguma forma, envie seu depoimento! Assim, você incentivará pessoas das mais diversas idades e contextos de vida a conhecerem a sabedoria milenar dos Estoicos.
Posso dizer que mudei muito meu temperamentos desde quando comecei a estudar e praticar o Estoicismo. Eu era muito explosivo, agora sou bem mais sereno e calmo.
Carlos Leal
@
cs_leal
Anônimo
A melhor decisão que tomei foi praticar o Estoicismo em situações do meu cotidiano. A filosofia Estoica está me ajudando bastante. Praticar não é tão fácil quanto ler, é possível caso você realmente queira. 😀
Carol Costa
@
acarollcostta
Anônimo
Agradeço pelo o que o Estoicismo Prático tem me proporcionado. Apesar de todos os problemas pessoais e uma jornada de trabalho e faculdade de mais de 11 horas por dia, passei a entender que minha mente é meu templo. Hoje sei que só dependo de mim para buscar a verdade e ultrapassar obstáculos. O Estoicismo Prático e o livro Meditações me ajudam a manter a crença de que as batalhas da vida são oportunidades de crescimento pessoal. Obrigado!
Andrei Mendes
@
andreipmendes_
Anônimo
Recomendo o Estoicismo Prático para todas pessoas que tenham interesse em se aprofundar na filosofia Estoica. É um projeto criado por uma das pessoas que eu mais admiro e respeito como pessoa, e que tenho orgulho de poder chamar de amigo.
Enzo Bonamini
@
enzobonamini
Anônimo
O Estoicismo trouxe os aprendizados mais importantes do meu ano e, ouso dizer, da vida. A filosofia Estoica mudou complemente a maneira como enxergo a vida. Não sou um Estoico completo, pois até mesmo Epicteto dizia que o sábio não existe. Basta continuarmos como Estoicos em formação. Em 2020 aprenderei ainda mais com essa filosofia milenar.
Paulo Rezende
@
rezendepauloh
Anônimo
Gostaria de agradecer pelo Estoicismo Prático. Os conteúdos foram um pontapé inicial para mim e minha jornada de evolução intelectual. Hoje descobri algo que me abalaria muito. Algo que talvez até acaretasse numa tentativa de suicídio de minha parte. Mas, lembrei de todos ensinamentos da filosofia Estoica, e consegui controlar minhas emoções e impulsos. Claro, infelizmente ainda lido com sentimentos negativos recorrentes, porém é infinitamente menos do que antes. Valeu pela página, e espero que continue a ajudar as pessoas que estão em busca de paz mental e autoconhecimento. ❤️
Anônimo
@
Anônimo
A partir de 2018, eu decidi acreditar menos nas igrejas, nas crenças religiosas e em toda liturgia criada pelas instituições cristãs. Passei a valorizar mais a filosofia, e toda sua importância na história da sociedade. Em 2019, eu me aprofundei mais no estudo e no que ensina a filosofia Estoica. Posso dizer que muitos aspectos da minha vida passaram a fazer mais sentido. Hoje consigo me enxergar como alguém mais virtuoso. Independente da crença, aprofundar na filosofia é uma boa decisão. O Estoicismo me ajudou em um momento conturbado da minha vida, e pode ajudar muitos também.
Lucas Teo
@
olucasteo
Anônimo
Comecei a acompanhar o Estoicismo Prático há algum tempo. A filosofia Estoica me ajudou durante um término de relacionamento. Aprendi a controlar meu lado emocional e a agir com base na razão.
Ricardo Mazzarioli
@
ricardomazzarioli
Anônimo
O Estoicismo Prático me ajuda muito. Eu sofro de ansiedade, estaria surtando agora nessa época de isolamento social se não fosse pelo hábito de forma Estoica. Desde que aprendi sobre, tenho mantido a calma diante de tudo que não está sob meu controle. Obrigado!
Kamilla Andrade
@
kmillandrade
Anônimo
Estou estudando mais sobre Estoicismo e gostando muito. É como se estivéssemos percorrendo um caminho reto para chegar em nosso destino, mas algo acontece no percurso que nos impede de prosseguir por ali. Então, ao invés de desistir ou perder tempo reclamando, nós contornamos aquele obstáculo e, mesmo que nos atrase, continuamos em direção ao nosso destino. Como um rio que contorna as pedras e flui normalmente.
Gsé Silva
@
gessesilva
Anônimo
No passado, já surtei, tive crises de ansiedade e episódios depressivos. Hoje, com ajuda da Terapia Cognitiva-Comportamental e do Estoicismo, consigo manter a calma. Estou progredindo a lentamente, mas sigo avançando. O progresso motiva.
Anônimo
@
Anônimo
Parabéns por essa ótima ação que você faz, de levar até as pessoas um conhecimento que, quando aplicado, pode mudar vidas. O Estoicismo é uma filosofia de vida que exige coragem e outras virtudes. Não somos capazes de praticar o que aprendemos de uma hora para outra. Mas com disciplina, coragem e vontade de ter uma vida melhor, nós conseguimos. Por meio da filosofia Estoica, conseguimos atingir a preciosa imperturbabilidade da alma, o que faz toda a diferença. Você poderia ficar com o conhecimento só para você, mas decidiu criar o Estoicismo Prático para ajudar outras pessoas. Isso deve ser reconhecido.
Sócrates
@
pioneering_nature
Anônimo