Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Como manter a calma

Lina Távora

Sim, temos emoções e a vida é cheia de contratempos, mas como manter a tranquilidade mesmo em momentos de turbulência? 

O primeiro passo é não criar expectativas sobre fatos e pessoas. Como o Estoicismo nos adverte, devemos manter a nossa harmonia com a natureza, não esperando que o que acontece externamente a nós seja de qualquer outra forma do que do jeito que é. É preciso ter calma e bondade para respeitar e administrar os nossos sentimentos e, assim, agir de forma estratégica. 

Epicteto, o filósofo que foi servo durante boa parte de sua vida e depois tornou-se um mestre estoico, tem uma passagem que descreve bem essa relação entre o que vivenciamos externamente, sem expectativas irreais, e como devemos responder internamente, mantendo a nossa mente calma.

"Quando você está a ponto de realizar uma ação, recorde-se que tipo de qualidade ela é. Se você vai aos banhos, coloque ante a sua mente o que acontece no banho – a água se despejando sobre alguns, outros sendo atirados nela, outros resmungando, outros roubando; e você então estará atuando de forma mais segura se disser prontamente para si mesmo: 'Eu desejo me banhar e quero manter a minha vontade em harmonia com a natureza'. E assim, faça o mesmo com todas as coisas que você vier a realizar. Desta forma, se algo vier a prejudicá-lo no decorrer do seu banho, você estará pronto para dizer: 'Eu não queria apenas me banhar, mas manter a minha vontade em harmonia com a natureza; e não serei capaz de fazer isso se perder o meu controle emocional com isto que está acontecendo” – Epicteto, O manual para a vida

O que Epicteto faz é prever o que irá acontecer, colocando de forma consciente em sua mente a natureza do local ao qual ele se desloca. Assim, com essa prática e aceitação prévia, ele não mais perderá a sua calma interior quando qualquer uma dessas coisas - que são bem prováveis - aconteça. Nossa vida contemporânea está repleta de exemplos como esse: enfrentaremos congestionamento nas horas de maior movimento; voos serão atrasados ou cancelados, crianças vão reclamar na hora de sair do parquinho ou o seu pedido irá faltar na lanchonete exatamente na sua vez. 

Mesmo assim, poderemos manter a tranquilidade em nossa alma. Não somos seres isolados, pelo contrário, somos membros de uma grande comunidade irmandade. Assim, o Estoicismo não espera que fiquemos calmos apenas nas condições ideias, em nossa casa ou sozinhos, mas principalmente quando enfrentamos turbulências - seja advindas de fatores externos ou de atitudes de pessoas que nos deparamos em nossos dias.  

Tão potente quanto essa lição do mestre Epicteto, temos também à nossa disposição um ensinamento de Marco Aurélio na mesma linha, mas que foca especificamente nas relações pessoais.

"Inicie a manhã dizendo para si mesmo: hoje devo cruzar meu caminho com os intrometidos, os ingratos, os arrogantes, os traiçoeiros, os invejosos e os mal-humorados. Tudo isso lhes afeta pelo fato de serem ignorantes do bem e do mal" – Marco Aurélio, Meditações, II, 1

Se meditarmos sobre essas duas citações, eliminaremos grande parte das nossas inquietações internas, pois estaremos preparados para o que possa acontecer em relação a fatos e a pessoas durante os nossos dias.

Ao trabalharmos com esse processo de previsão, treino e aceitação, passamos por três conceitos importantes do Estoicismo: 1) Viver de acordo com a natureza, Premeditatio Malorum e Amor Fati .

Viver de acordo com a natureza é o lema estoico, que nos ensina que somos seres racionais e sociáveis. Se somos racionais, podemos levar as nossas impressões à razão e compreender que nada acontece para nos prejudicar, mas porque simplesmente as coisas ocorreram daquele jeito. Se somos seres sociais, sendo criados para o bem comum, não adianta querer se isolar ou não compreender que as pessoas são como são porque não sabem, como colocou Marco Aurélio na citação anterior, distinguir o bem do mal. 

“Aprenda sobre a vontade da natureza. Estude-a, preste atenção nela e, então, torne-a sua” – Epicteto

O Premeditatio Malorum é a previsão dos males. É a prática de antecipação do pior que pode acontecer. Ao treinarmos isso em nossas mentes, conseguimos vivenciar os sentimentos de forma moderada e racional, e quando eles acontecerem no "mundo real", vamos saber como responder com equilíbrio.

"A preparação mental é crucial para manter a calma e não permitir que aborrecimentos previsíveis perturbem nossa serenidade e equilíbrio interior" – Pigliucci e Lopez, A handbook for new stoics

O Amor Fati é a aceitação do destino exatamente como ele é. É o exercício de aprender a não ser simplesmente levado pelos fatos externos, mas admiti-los como são e, a partir daí, tomar as ações que cabem a nós - sempre com Justiça, Sabedoria, Coragem e Temperança.

“Pode parecer paradoxal, mas a aceitação estoica realmente lhe dá força para superar os desafios. A passividade surge mais frequentemente do medo do que da aceitação” – Matthew Van Natta, The beginner’s guide to stoicism

Euthymia

 

Para alcançar a calma estoica, é preciso praticar esses conceitos constantemente. A euthymia (tranquilidade da alma) pode vir mais fácil para algumas pessoas, mas deve ser buscada por todos nós. Não devemos nos sentir podados ou menos capazes de alcançá-la. 

 “O que tu queres, pois, é grande, de máxima importância e próximo de um deus: não ser abalado. Os gregos chamam este estado estável da alma de euthymia” – Sêneca, Da tranquilidade da alma

 O destino, ou a fortuna como chamam os estoicos, está aqui para nos surpreender das mais diversas formas. Não negamos privilégios ou que a dor e a perda possa chegar mais perto de algumas pessoas do que de outras, mas se estamos nesta vida, estamos propensos a sofrer ainda muitas vezes; a perder amigos, amores e familiares; a ficarmos doentes e velhos; a afastar-nos de trabalhos que ajudamos a construir.

 "Nenhuma época está isenta; no meio de nossos próprios prazeres, brotam as causas do sofrimento” – Sêneca, Carta 91

Vamos nos entregar, então? 

 

Não, vamos suportar, porque é suportável; e vamos aceitar, nos reerguer e transformar cada obstáculo no caminho (mesmo que à primeira vista seja quase impossível acreditar nessa premissa). 

Assim, a força do nosso caráter será testada a cada reviravolta do acaso e, se assim conduzir, nossa alma buscará a quietude mesmo com os golpes do destino. Golpes estes que podem ser recebidos com equanimidade.

O recado principal que queremos passar é de que há sempre espaço para sentir-se pronto e forte para enfrentar os caminhos da Fortuna. Somos iguais nas nossas falhas, mas também na possibilidade de sermos fortes. 

“Para suportar todas as coisas, somos iguais; ninguém é mais frágil do que outro, ninguém mais seguro de sua própria vida” – Sêneca, Carta 91

Seguir o caminho estoico da tranquilidade da alma está disponível para todos – mesmo que venha mais natural para uns do que para outros. Com aceitação e preparação, podemos ser como os bambus ao vento, que balançamos, mas não quebramos e nem caímos por mais fortes que sejam os ventos do destino.

“Levantemo-nos, portanto, para enfrentar as operações da Fortuna, e o que quer que aconteça, tenha a certeza de que não é tão grande como o rumor anuncia que seja” – Sêneca, Carta 91

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Imagem de um banquete

16 conselhos de Sêneca sobre hábitos saudáveis

Os Estoicos propunham um estilo de vida moderado. Os conselhos de Sêneca para Lucílio nos ensinam porque e como devemos ter hábitos mais saudáveis.

Jade Soller
Ler Artigo
Práticas para o autoconhecimento

Práticas para o autoconhecimento

Olhar para dentro de si mesmo é um passo necessário para desenvolver a nossa autoconsciência. Estar autoconsciente é saber como você costuma agir em determinada situação, é entender os seus padrões automáticos, compreender suas habilidades e qualidades e ter conhecimento a respeito de seus vícios e falhas. É apenas a partir do conhecimento de si mesmo que podemos evoluir e viver uma vida boa!

Estoicismo Prático
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅