Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Livros sobre Estoicismo: Melhores obras sobre a filosofia Estoica

Mateus R. Carvalho

Quando você pensa em filosofia, talvez imagine livros gigantescos de 800 páginas e se sinta intimidado. Estou aqui para lhe tranquilizar, pois mesmo as obras Estoicas com mais de 1800 anos de idade são acessíveis.

Neste artigo, vou listar livros clássicos e modernos sobre Estoicismo disponíveis em português. Por um lado, é uma pena que nem todas obras importantes estejam traduzidas. Por outro, os 20 livros a seguir serão suficientes para lhe manter ocupado por alguns meses ou anos.

Em resumo, estes são os livros sobre Estoicismo do Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio traduzido para o português:

Essa é a única biografia de um filósofo Estoico disponível em português:

Por fim, esse são livros contemporâneos que citam o Estoicismo:

A seguir detalharei melhor cada uma dessas obras. Ao final, recomendarei duas para você começar as leituras.

Livros sobre Estoicismo do Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio

O Estoicismo surgiu por volta de 301 a.C., a partir de reuniões entre Zenão de Cítio e seus seguidores no pórtico pintado. Desde o surgimento, a escola Estoica em Atenas foi liderada por diversos filósofos:

  • Cleantes de Assos (330 - 230 a.C.)
  • Crísipo de Solos (279 - 206 a.C.)
  • Diógenes da Babilônia (230 - 150/140 a.C.)
  • Antípatro de Tarso (? - 130/29 a.C.)
  • Panécio (185 - 110/09 a.C.)
  • Posidônio (135 - 51 a.C.)

Porém, infelizmente tudo que temos a respeito deles são fragmentos, citações por filósofos posteriores e informações de biógrafos como o Diógenes Laércio. Todas obras escritas ao longo dos primeiros 300 anos da história da escola Estoica ficaram perdidas no tempo.

Por outro lado, felizmente o Estoicismo não acabou junto com o período Helenístico. Caso a filosofia Estoica tivesse sucumbido ao lado da infantaria grega durante a Batalha de Corinto, pouco saberíamos sobre ela hoje.

O domínio Romano sobre a Grécia impediu o Estoicismo de cair no esquecimento, dado que aqueles preservaram a cultura destes. O Estoicismo foi só mais um importante pilar da cultura grega que influenciou a cultura romana.

Como o tempo, a escola Estoica se tornou a mais popular em Roma. Dentro de certas camadas da sociedade romana, Zenão e seus seguidores eram mais reverenciados do que Júpiter e outros deuses romanos.

Como consequência da popularização do Estoicismo, 7 diversos filósofos Estoicos durante o Império Romano. E as obras de filósofos como Musônio Rufo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio felizmente sobreviveram ao tempo. A seguir listei os livros que foram traduzidas para o português.

Você consegue encontrar diferentes traduções para cada das obras. Algumas traduções são mais fáceis de ler, e outras mais difíceis. Algumas são mais precisas, e outras mais livres. Para simplificar, listei apenas as traduções que considero as melhores. Logo, caso esteja na dúvida entre qual tradução escolher, saiba que as traduções listadas aqui são as que eu mais recomendo.

Meditações — Marco Aurélio

Livros sobre Estoicismo: Meditações — Marco Aurélio

Meditações é a obra clássica do Estoicismo mais lida hoje, e não é muito difícil de entender o porquê. Poucas leituras nos permitem mergulhar nos pensamentos mais íntimos da pessoa mais poderosa de seu tempo. Quão fascinante é o fato de termos acesso ao diário de um dos principais imperadores de Roma? 

Além da leitura ser uma experiência fascinante e transcendental por si só, é também extremamente prática. Diversos dos exercícios espirituais praticados por Marco Aurélio são úteis até hoje, independente de quem você seja.

É impossível terminar a leitura de Meditações como a mesma pessoa que começou.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Kobo Shoptime 12min

⚠️ Aviso: Apesar da tradução acima ser a melhor disponível, ela ainda assim é uma tradução de difícil leitura. As frases são longas, os sinônimos são pouco usuais e o ritmo é pouco fluido. É por isso que decidi produzir minha própria tradução. Caso queira uma tradução cuja leitura que não seja desnecessariamente complicada, você pode ter acesso antecipado à minha tradução.

O Manual de Epicteto — Epicteto

Livros sobre Estoicismo: O Manual de Epicteto — Epicteto

Apesar de ser atribuído a Epicteto, esse livro, na verdade, não foi escrito por ele. Epicteto não escreveu nada por opção — ou talvez tenha escrito, mas só descobriremos quando inventarem máquinas do tempo.

O Manual de Epicteto, ou Enchiridion, é um resumo dos Discursos de Epicteto, que são uma transcrição de suas aulas. Assim como o Manual, os Discursos foram escritos por um de seus alunos, Lúcio Flávio Arriano. Mas, dado que Arriano diz ter reproduzido as falas de Epicteto fielmente, as palavra são comumente atribuídas a Epicteto, e não só a Arriano.

Dado que Epicteto foi de fato um professor, diferente de Sêneca ou Marco Aurélio, suas obras têm um teor mais didático. A partir da leitura é possível ter uma visão mais clara de como o Estoicismo era ensinado.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Americanas Livraria da Travessa Shoptime 12min Imprensa da Universidade de Coimbra

As Diatribes de Epicteto — Epiteto

Livros sobre Estoicismo: As Diatribes de Epicteto — Epicteto

As Diatribes (ou Discursos) são as transcrições das aulas de Epicteto, feitas por um de seus discípulos, o Lúcio Flávio Arriano Xenofonte. As Diatribes são compostas por oito livros, quatro dos quais foram perdidos, que compunham as Diatribes de Epicteto. Dos quatro, apenas o primeiro está traduzido para o português.

As Diatribes é uma obra mais longa do que o Manual. Por isso, vale se familiarizar com os ensinamentos de Epicteto por meio do Manual antes de se aventurar pelas Diatribes.

Onde encontrar: Amazon Imprensa da Universidade de Coimbra

Cartas de um Estoico — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: Cartas de um Estoico — Sêneca

Meditações pode ser uma leitura difícil em alguns momentos, dado que Marco Aurélio não escreveu pensando que outras pessoas iriam ler. O Manual de Epicteto pode ser uma leitura difícil de se relacionar, por ser composta de máximas e por ser bastante didática.

As Cartas do Sêneca, por outro lado, não são difíceis de entender e nem de se relacionar. Elas são literalmente cartas, onde Sêneca aconselha seu amigo Lucílio a respeito de diversas questões sobre a vida.

Lucílio não tinha qualquer formação Estoica, portanto Sêneca não assume um conhecimento prévio do Estoicismo por parte dele. Sêneca demonstra os princípios Estoicos na prática por meio de seus conselhos, o que torna a leitura facilmente relacionável. Você sente que Sêneca está falando com você, e não com o Lucílio.

Assim como Marco Aurélio, Sêneca era uma pessoa poderosa em Roma, e sua importância histórica vai além do Estoicismo. Por isso, entender como vivia e pensava uma importante personalidade histórica é um motivo para fazer a leitura valer a pena por si só.

Cada carta tem poucas páginas, mas são 124 cartas no total. Por isso, diferente de Meditações e do Manual, Cartas de um Estoico é uma leitura mais extensa. Mas as cartas são independentes entre si. Portanto, você pode ler fora de ordem e no seu ritmo.

Onde encontrar: Amazon (Volume I) Kobo (I) Livraria Cultura (I) Amazon (II) Kobo (II) Livraria Cultura (II) Amazon (III) Kobo (III) Livraria Cultura (III)

Sobre a Brevidade da Vida & Sobre a Firmeza do Sábio — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: Sobre a Brevidade da Vida & Sobre a Firmeza do Sábio — Sêneca

Além das cartas, Sêneca também escreveu tratados. Exceto pelo fato de serem mais longos e de nem terem sido escritos para Lucílio, os tratados não são tão diferentes das cartas.

Sobre a Brevidade da Vida é o tratado mais famoso de Sêneca. Nele, Sêneca escreve para Paulino sobre como fazer um melhor uso do nosso tempo, e como os seres humanos desperdiçam suas vidas perseguindo objetivos sem sentido.

Nas edições brasileiras, os tratados costumam ser publicados junto de outros, apesar de serem independentes. A melhor edição de Sobre a Brevidade da Vida disponível, da editora Penguin, traz consigo o tratado Sobre a Firmeza do Sábio. Esse tratado é direcionado a Sereno, e nele Sêneca fala sobre como o sábio não se deixa abalar por qualquer coisa.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Kobo Shoptime SouBarato 12min

Sobre a Ira & Sobre a Tranquilidade da Alma — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: Sobre a Ira & Sobre a Tranquilidade da Alma — Sêneca

Sobre a Ira é escrito para o irmão mais velho de Sêneca, Gálio. Nele, Sêneca explora conceitos sobre como eliminar a ira de nossas vidas, e o motivo de a tranquilidade ser sempre superior à raiva. Sêneca fala também sobre como acalmar outras pessoas e como ensinar essa habilidade para outras pessoas.

Em Sobre a Tranquilidade da Alma, Sêneca escreve para Sereno. No tratado Sêneca ensina como atingir uma tranquilidade estável, que não pode ser tirada de você. Ele fala também sobre ter desapego com posses, se preparar para adversidades e evitar atividades inúteis.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria da Travessa Kobo Shoptime SouBarato

Consolação a Minha Mãe Hélvia — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: Consolação a Minha Mãe Hélvia — Sêneca

No ano 41, por volta de seus 44 anos, Sêneca foi acusado de adultério com a sobrinha do imperador. Como consequência, foi exilado para a ilha de Córsega. Ao longo de 8 anos de exílio, Sêneca escreveu seus primeiros tratados contendo ensinamentos sobre a filosofia Estoica. Um delas foi Consolação a Minha Mãe Hélvia.

No tratado, Sêneca consola sua mãe sobre o fato de ter sido exilado. Ele traz uma perspectiva positiva sobre o exílio, e fala sobre como não devemos nos deixar abalar por eventos incontroláveis e imprevisíveis.

Onde encontrar: Amazon Kobo Livraria Cultura

A Vida Feliz — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: A Vida Feliz — Sêneca

O tratado A Vida Feliz é destinado ao seu irmão mais velho, Gálio. Nele, Sêneca coloca o Estoicismo em contraposição ao Epicurismo de forma mais clara.

Logo no início do tratado, Sêneca escreve:

“Não é fácil alcançar a felicidade, já que quanto mais avidamente um homem se esforça para alcançá-la mais ela se afasta.”

Em seguida, Sêneca argumenta que a solução Estoica, em contraposição à solução Epicurista, é ter como objetivo a virtude, e não a felicidade. Assim, a felicidade virá como consequência das ações virtuosas.

Onde encontrar: Amazon KoboLivraria Cultura

Da Clemência — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: Da Clemência — Sêneca

Da Clemência é um tratado escrito para o Imperador Nero, poucos anos antes de ele ter condenado Sêneca à morte.

Nele, Sêneca explora a importância da bondade como virtude de alguém com poder político. É uma obra majoritariamente política, mas possui o Estoicismo como base.

Onde encontrar: Amazon Kobo Livraria Cultura

Sobre os Benefícios — Sêneca

Livros sobre Estoicismo: Sobre os Benefícios — Sêneca

Sobre os Benefícios foi escrita nos últimos anos da vida de Sêneca. É uma de suas obras mais longas, composta por 7 livros. 

Nela, Sêneca explora o papel da gratidão dentro da ética Estoica. Especificamente, ele fala sobre reciprocidade, dar e receber e trocar benefícios. Sêneca contextualiza a discussão ao redor da aristocracia romana e da política, dado que esse era o meio em que ele vivia.

Onde encontrar: Amazon Kobo Livraria Cultura

Biografias dos filósofos Estoicos

Marco Aurélio: O Imperador Filósofo — Pierre Grimal

Livros sobre Estoicismo: Marco Aurélio: O Imperador Filósofo — Pierre Grimal

Essa é a biografia mais completa do Marco Aurélio. Você não vai exatamente aprender sobre Estoicismo na leitura, dado que é uma biografia e não um livro sobre Estoicismo. Mas certamente você vai aprender sobre como Marco Aurélio agia em seu dia a dia.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Americanas Livraria da Travessa Kobo Shoptime

Livros contemporâneos que citam o Estoicismo

O Obstáculo é o Caminho — Ryan Holiday

Livros sobre Estoicismo: O Obstáculo é o Caminho — Ryan Holiday

O Obstáculo é o Caminho é um dos principais responsáveis pela popularização do Estoicismo nos últimos anos. Muitas pessoas foram apresentadas à essa escola de filosofia por ele — incluindo esse que vos fala.

O motivo de este livro ser tão popular é o fato da leitura ser acessível e dar uma visão geral sobre o Estoicismo. Ryan Holiday demonstra os princípios Estoicos por meio de histórias da vida de personalidades como Theodore Roosevelt, Barack Obama e Steve Jobs.

Se você quer se familiarizar com os conceitos do Estoicismo, O Obstáculo é o Caminho é uma ótima introdução.

Onde encontrar: AmazonMagaluSubmarinoLivraria CulturaAmericanas Livraria da TravessaKoboShoptimeSouBarato

O Ego é seu Inimigo — Ryan Holiday

Livros sobre Estoicismo: O Ego é seu Inimigo — Ryan Holiday

O Ego é seu Inimigo segue o estilo de O Obstáculo é o Caminho. O Obstáculo é o Caminho é muito sobre a ideia de usar o Estoicismo para lidar com adversidades externas. Já O Ego é seu Inimigo é sobre lidar com um adversário interno: o seu próprio ego.

Apesar de Ryan não limitar as referências filosóficas aos Estoicos, o livro é baseado no Estoicismo o suficiente para fazer sentido ser incluído nessa lista.

Aqui ele segue a mesma estrutura do primeiro: conta histórias sobre Christopher McCandless, George Marshall, Larry Page, Paul Graham e como cada um lidava com o ego — alguns de forma positiva e outros de forma negativa.

Se você ainda não leu O Obstáculo é o Caminho, não recomendo ler esse. Ele não dá uma visão geral sobre o Estoicismo como o primeiro — até porque não é esse o propósito. Mas se você já leu O Obstáculo é o Caminho e gostou, leia O Ego é seu Inimigo.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria da Travessa Kobo Shoptime SouBarato 12min

A Quietude é Chave — Ryan Holiday

Livros sobre Estoicismo: A Quietude é Chave — Ryan Holiday

A Quietude é Chave é o mais recente da “trilogia” de livros sobre Estoicismo do Ryan Holiday. Novamente, ele não faz referências apenas o Estoicismo, mas cita o suficiente para ser incluído aqui.

Todos os 3 livros do Ryan sobre Estoicismo possuem títulos bem literais. Em A Quietude é Chave, ele explora conceitos e hábitos de como podemos ser mais calmos e manter a tranquilidade em nossas vidas.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria da Travessa Kobo Shoptime SouBarato 12min

O Estoicismo Hoje — Patrick Ussher

Livros sobre Estoicismo: O Estoicismo Hoje — Patrick Ussher

Assim como O Obstáculo é o Caminho, O Estoicismo Hoje é um livro que apresenta o Estoicismo em linguagem mais acessível. O autor Patrick Ussher aborda temas como a ética Estoica, como lidar com adversidades e a relação entre Estoicismo e psicoterapia. Ele traz reflexões sobre a felicidade e histórias de pessoas que aplicam o Estoicismo em seu dia a dia.

Se você estiver buscando uma leitura que lhe dê uma visão geral sobre o Estoicismo, esse livro pode ser um bom começo.

Onde encontrar: Amazon Kobo Livraria Cultura

Mais Sêneca, menos Prozac — Clay Newman

Livros sobre Estoicismo: Mais Sêneca, menos Prozac — Clay Newman

O título de Mais Sêneca, menos Prozac é bem literal. O autor Clay Newman resgata as lições de Sêneca como uma alternativa a medicamentos como Prozac e Frontal, que não acabam com o sofrimento das pessoas que os consomem.

O autor utiliza a metáfora de Sêneca, em que ele se refere ao Estoicismo como um medicamento, e a nós, estudantes, como pacientes doentes. Se quiser uma introdução às ideias de Sêneca com um olhar mais prático, essa pode ser uma boa leitura.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria da Travessa Kobo Shoptime

As Consolações da Filosofia — Alain De Botton

LivAs Consolações da Filosofia — Alain De Botton

As consolações da filosofia, livro do Alain de Botton, não é apenas sobre Estoicismo. Em cada capítulo ele discute um filósofo diferente, como: Sócrates, Epicuro, Montaigne, Schopenhauer e Nietzsche.

Um dos capítulos é sobre Sêneca e a forma como o Estoicismo pode ser utilizado para lidar com frustrações. Por isso, vale a menção nessa lista.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria da Travessa Shoptime SouBarato

Antifrágil — Nassim Nicholas Taleb

Livros sobre Estoicismo: Antifrágil — Nassim Nicholas Taleb

Antifrágil não é um livro sobre Estoicismo. É um livro sobre… bem, é difícil categorizá-lo. O autor aborda assuntos da filosofia, da matemática, da economia e do mundo dos negócios a partir de uma perspectiva da gestão de riscos.

Antifrágil está listado aqui pois um dos capítulos é sobre como a filosofia Estoica, e especificamente o pensamento de Sêneca, pode nos ajudar em tempos prósperos e de crises.

Onde encontrar: Amazon Magalu Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria da Travessa Kobo Shoptime SouBarato 12min

Coragem sob o Fogo — James Stockdale

Livros sobre Estoicismo: Coragem sob o Fogo — James Stockdale

Coragem sob o Fogo é um relato de James Stockdale, um militar que passou sete anos e meio como prisioneiro no Vietnam. Os ensinamentos de Epicteto o ajudaram a suportar torturas e inúmeras adversidades ao longo dos quase oito anos encarcerado.

Onde encontrar: Amazon

Pense Como Um Imperador — Donald Robertson

Livros sobre Estoicismo: Pense Como Um Imperador — Donald Robertson

Em Pense Como Um Imperador Donald Robertson combina histórias da vida de Marco Aurélio com conceitos da psicologia moderna. De certa forma, ele adapta o Estoicismo do Imperador Filósofo para os tempos modernos.

Caso você já tenha lido Meditações, leia Pense Como Um Imperador. Do contrário, recomendo antes ler Meditações.

Onde encontrar: Amazon Submarino Livraria Cultura Americanas Livraria Travessa Kobo Shoptime SouBarato

Por qual livro começar a estudar sobre o Estoicismo?

Se você já estava na dúvida antes de por qual livro começar, é possível que agora você esteja ainda mais confuso. Afinal, agora você precisa escolher apenas 1 entre 20 livros, e antes talvez você sequer soubesse que haviam tantos.

Para lhe ajudar, vou recomendar de por qual leitura você pode começar.

Entre clássicos, recomendo começar por O Manual do Epicteto, do Epicteto, e Sobre a Brevidade da Vida, do Sêneca. O primeiro é bem didático e o segundo é um soco no estômago. Ambos são curtos a ponto de você conseguir ler de uma vez só e as traduções são bem acessíveis. Então eles não vão lhe dar espaço para procrastinar.

Apesar de Meditações ser meu livro favorito dos clássicos, as traduções em português não muito acessíveis. Por isso, recomendo se aventurar por ele após ter lido outros.

Entre os livros contemporâneos, recomendo o O Obstáculo é o Caminho, do Ryan Holiday. Como ele proporciona uma visão geral sobre a filosofia Estoica, você adquirir clareza em pontos que talvez tenha dúvidas.

Após terminar a leitura destes três, retorne a esse artigo para escolher sua próxima. Você terá desenvolvido um entendimento do Estoicismo suficiente para decidir por si só qual leitura faz mais sentido para o seu momento.

Por último, caso eu tenha esquecido de mencionar algum livro, por favor avise nos comentários! Assim poderei tornar a lista ainda mais completa.

Boa leitura! 📚

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Quatro mulheres em um piquenique

Como ser uma pessoa mais amável: 4 dicas dos Estoicos

Você quer ter relacionamentos melhores e ser uma pessoa mais agradável? Então você deveria pegar alguns conselhos com os filósofos Estoicos.

Sabrina Andrade
Ler Artigo
3 estratégias da filosofia para superar o fim de um relacionamento

3 estratégias da filosofia para superar o fim de um relacionamento

Após ter naufragado, Zenão edificou o Estoicismo. Sua filosofia pode nos ajudar a superar o fim de um relacionamento — que é parecido com um naufrágio.

Sabrina Andrade
Ler Artigo
VER TODOS

Acompanhe novidades do Estoicismo Prático

Ao preencher seu email abaixo, você receberá em primeira mão: artigos do blog assim que forem publicados, os mais recentes episódios dos podcasts e informações sobre novos projetos.
Você receberá no máximo um email por semana. ✅