Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Do outro lado dos obstáculos: práticas estoicas para transformar o impedimento em ação 

Lina Távora

Em que momento conseguimos transformar os obstáculos no caminho e aproveitar as dificuldades como um chamado para seguir os passos em busca da sabedoria? A filosofia estoica pode ser esse guia para encarar e transpor os obstáculos da vida, entendendo-os como parte intrínseca do nosso cotidiano.

“O impedimento à ação avança a ação. O que está no caminho, torna-se o caminho” - Marco Aurélio. 

A partir dessa importante premissa do imperador estoico Marco Aurélio, o escritor contemporâneo Ryan Holiday escreveu o seu livro “O obstáculo é o caminho”. A ideia é virar os obstáculos de cabeça para baixo, com o foco de que não podemos controlar o que acontece conosco, mas somos capazes de controlar como respondemos aos acontecimentos. Assim, o que aparece no nosso caminho, torna-se o caminho. 

“Seja o que for que enfrentemos, temos uma escolha: seremos bloqueados pelos obstáculos ou avançaremos através e por cima deles?”, afirma Holiday.

Para isso, o primeiro passo seria alterar a nossa percepção dos obstáculos. “Nossa percepção pode ser uma fonte de força ou de grande fraqueza”. Para enxergar as oportunidades nos obstáculos, o autor propõe que, diante das dificuldades, tentemos:

1) Ser objetivo;
2) Controlar as emoções e manter o equilíbrio;
3) Escolher ver o lado bom da situação;
4) Manter nossos nervos firmes;
5) Ignorar o que perturba ou limita os outros;
6) Colocar as coisas em perspectiva;
7) Regressar ao momento presente; e
8)  Focar em o que podemos controlar.

Fracassos como lições de vida

"Sempre haverá obstáculos na vida, mas se você deseja alcançar uma meta, deve continuar" - Malala Yousafzai

Mesmo diante de obstáculos e dificuldades, ainda podemos alcançar nossos objetivos com força e perseverança. 

"É hora de reconhecer que algumas adversidades podem ser impossíveis de vencer - não importa o quanto você tente. Em vez disso, você deve encontrar uma maneira de usar a adversidade, sua energia, para ajudar a si mesmo" - Ryan Holiday, em O obstáculo é o caminho.

Estudamos Filosofia para nos tornarmos pessoas melhores, para viver uma vida rica em virtude e em propósito. Se, contudo, as nossas percepções estão constantemente negativas, a vida não flui. 

“A felicidade é um bom fluxo de vida” - Zenão

A filosofia não é para as horas vagas. Devemos nos dedicar ao seu estudo diariamente. Pois é esse o caminho para uma mente sã. Mas, vale ressaltar, o que buscamos com a Filosofia estoica não é uma felicidade superficial de prazeres vãos. Os estoicos não negam as dores presentes na vida, mas acreditam que devemos trabalhar com dedicação para que percebamos os eventos de forma mais tranquila possível. E mais: para que sejamos capazes de sair melhores a cada obstáculo.

"Permanecer focado nas coisas certas permite espaço para positividade e resiliência em face dos altos e baixos da vida" - Matthew Van Natta, The Beginner's Guide to Stoicism

Muitas vezes, as situações mais difíceis são as que mais nos ensinam: sobre a vida e sobre nós mesmos. Fracassos, derrotas... São desses momentos que podemos tirar os nossos mais profundos ensinamentos. Não há então porque ficar remoendo o sentimento do fracasso, é preciso virar a chave o mais rápido possível, é preciso transformar o obstáculo no caminho. 

Pode ser uma promoção de trabalho que não foi alcançada, uma nota baixa em uma prova, a reprovação no vestibular ou mesmo um coração partido. Tudo é material para a própria vida! Aprendemos humildade, descobrimos nossa falta de habilidade em alguma área ou simplesmente temos que descobrir de uma forma dura a ter empatia com quem não nos ama mais.

"Não percam tempo amaldiçoando alguma derrota. O fracasso é um mestre mais eficaz do que o sucesso. Ouçam, aprendam, insistam" - Clarissa Pinkola Estés, em Mulheres que correm com os lobos

Como exercer o bem comum - um dos grandes direcionamentos estoicos, se não conseguimos cuidar de nós mesmos? Se estamos doentes, vamos ao médico, investigamos o assunto, mudamos a alimentação etc. Por que, então, quando o assunto é ter uma mente sã, conseguimos ser tão negligentes? 

Pensamos no ego, muitas vezes, apenas como algo que nos coloca em uma falsa posição de superioridade. É, porém, uma obra do ego também a autodepreciação. É apegar-se a uma história que já é passado, é achar que a nossa dor tem mais valor do que a dor do outro.  

 Façamos, então, como Sêneca e nos tornemos amigos de nós mesmo nesse processo todo de desenvolvimento pessoal que é a vida, aceite as adversidades intransponíveis e não perca tempo amaldiçoando as suas derrotas. Viremos a chave, com empatia com nós mesmos e com os outros.

"Que progresso, você pergunta, eu fiz? Eu comecei a ser um amigo de mim mesmo" - Sêneca.

No momento exato no qual nos encontramos em um grande dilema ou no meio de uma dor, tendemos mesmo a ficar míopes. Mas é preciso dar um passo atrás para visualizar melhor a situação, em um contexto mais amplo. Sêneca nos apresenta quase uma oração sobre os tempos difíceis:

"Dê-me coragem para enfrentar dificuldades; me acalme em face do inevitável. Amplie os estreitos limites de tempo que me é atribuído. Mostre-me que o bem na vida não depende do comprimento da vida, mas do uso que fazemos dela".

Ryan Holiday, em seu livro The obstacle is the way, afirma

"Sempre há um movimento contrário, sempre há uma fuga ou uma saída, então não há razão para se preocupar. Ninguém disse que seria fácil e, claro, as apostas são altas, mas o caminho está aí para quem está pronto para percorrê-lo"- Ryan Holiday.

O nosso estudo e prática da filosofia estoica deve ser constante, mais ainda nos momentos nos quais nos sentimos fragilizados. É aí que devemos voltar - num eterno retorno - aos seus princípios, como estes: o obstáculo é o caminho e a nossa percepção dos acontecimentos é o que de fato é válido (não a situação em si). Marco Aurélio traz esses ensinamentos em diversos momentos, de diversas formas, como no trecho a seguir.

"Escolha não ser ofendido - e você não se sentirá ofendido. Não se sinta ofendido - e você não terá sido" - Meditações, 4.7

Esse é o nosso poder. Esse é o caminho para nos tirar do sentimento de impotência: a nossa percepção e a nossa decisão consciente de não ser prejudicado, ferido ou ofendido por uma situação.

"Reconheça seu poder" (Holiday). Ou como disse Marco Aurélio: 

"Seja como a rocha sobre a qual as ondas quebram. Ela permanece imóvel, e em torno dela adormece a fúria do mar".

Não vamos nos entregar. Vamos suportar, porque é suportável; e vamos aceitar, nos reerguer e transformar cada obstáculo no caminho (mesmo que à primeira vista seja quase impossível acreditar nessa premissa). Assim, a força do nosso caráter será testada a cada reviravolta do acaso e, se assim conduzir, sua alma buscará a quietude mesmo com os golpes do destino. Golpes estes que podem ser recebidos com equanimidade, caso, como os sábios estoicos, estão sempre "prevendo os males" (Premeditatio Malorum) com o objetivo de exatamente de - aceitar e se preparar para as reviravoltas do acaso, que não são mais nada do que naturais. 

"Cada dificuldade na vida nos oferece uma oportunidade para nos voltarmos para dentro de nós e recorrermos aos nossos recursos interiores escondidos ou mesmo desconhecidos. As provações que suportamos podem e devem nos revelar quais são as nossas forças" - Epicteto.

Pratique a excelência da sua mente diariamente, fortalecendo-a a cada obstáculo, dor, encruzilhada.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Capa do álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, da Billie Eilish

Uma noite mal dormida

Situações adversas, por menores que sejam, sempre irão existir. E o Estoicismo pode nos guiar até mesmo em meio às adversidades mais banais do cotidiano.

Mateus R. Carvalho
Ler Artigo
Mesa organizada, com xícaras, caneta e um caderno

Crie suas próprias regras

Costumamos repudiar qualquer tipo de regra em nossas vidas. Mas esquecemos que precisamos delas. Sem regras, tudo corre o risco de colapsar.

Marco Brito
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅