Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Primeira vez aqui? Saiba por onde começar a aprender sobre a filosofia Estoica!

Mateus R. Carvalho

Olá! 👋 Meu nome é Mateus R. Carvalho.

Se você chegou nessa página, provavelmente está começando a aprender sobre o Estoicismo. Meu objetivo é lhe guiar ao longo dessa jornada. Pretendo facilitar seu mergulho na filosofia Estoica, para que você não se perca e nem se afogue no mar de conteúdos que existe por aí.

Para começar, tenho pergunta para você: Se alguém lhe pedisse uma explicação geral sobre o que é Estoicismo, você saberia explicar?

Caso a resposta seja não, recomendo começar seus estudos por meio da leitura deste artigo: O que é Estoicismo: Resumo do significado da filosofia, frases e livros.

O artigo é longo, então você não precisa ler de uma vez só. Você pode salvá-lo na sua barra de favoritos, e revisitá-lo de tempos em tempos.

A leitura irá lhe proporcionar visão geral sobre a filosofia Estoica. A partir dela, será mais fácil você entender todo o resto que ler e ouvir a respeito.

Após ler o artigo, recomendo ouvir o episódios do podcast Ruínas do Pórtico. Nele, o Estoicismo é abordado por diversos ângulos, em uma conversa leve e divertida. Recomendo começar por este episódio: Um papo com Mateus R. Carvalho, do Estoicismo Prático.

Você precisará de algumas semanas para ler artigos do blog e ouvir os episódios dos podcasts. Mas não ache que isso será o suficiente. Não basta que você mergulhe no Estoicismo apenas uma vez para que você saia do outro lado como a pessoa sábia ideal.

Estudar a filosofia Estoica é um compromisso a longo prazo. Mesmo estudando há algum tempo, ainda hoje eu descubro falhas e inconsistências em minhas ações. Com você não será diferente.

Você precisará continuamente se lembrar das lições, para que possa contextualizá-las às situações que vivencia. Para lhe ajudar a lembrar dos ensinamentos, inscreva-se na newsletter Estoicismo 321.

Além da newsletter, você pode acompanhar o Estoicismo no Instagram, Twitter, Telegram, Facebook e LinkedIn.

Sabe quando você passa minutos rolando o feed e não encontra nada útil? Bem, ao seguir o Estoicismo Prático em diferentes redes esse não será mais um problema! 😂

Espero que esse guia tenha lhe ajudado a começar a trilhar sua jornada pelo estudo da filosofia Estoica. A prática Estoica exige tempo, como Sêneca nos ensina:

“Alguns corantes são facilmente absorvidos pela lã, e outros somente após repetidos dias de imersão e fervura. Da mesma forma, alguns estudos são absorvidos pelas nossas mentes assim que os aprendemos, e outros não."

— Sêneca, Carta 71.31

Ao longo da sua jornada, conte comigo para lhe ajudar a absorver o Estoicismo cada vez mais!

Mantenha-se forte. Mantenha-se bem.