Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Blog

Conteúdos para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos.

Por que o Estoicismo vale para os dias atuais?

Temos muito o que aprender e muitas possibilidades de utilizar o Estoicismo em todas as suas cores hoje em dia! Comece olhando para dentro e observando os seus comportamentos. Você está seguindo o caminho trilhado por seus mestres estoicos - antigos e contemporâneos?

Estoicismo Prático
Ler Artigo

Como lidar com as emoções‍

É natural termos emoções! E faz parte da vida nos presentear com desilusões, perdas, dor, amor, felicidade. O que nos coloca em sofrimento é nos deixar levar por sentimentos ruins, como ciúmes, inveja, ganância ou tristeza. Como o Estoicismo pode nos ajudar a lidar com nossas emoções? Venha ler!

Lina Távora
Ler Artigo

Práticas para o autoconhecimento

Olhar para dentro de si mesmo é um passo necessário para desenvolver a nossa autoconsciência. Estar autoconsciente é saber como você costuma agir em determinada situação, é entender os seus padrões automáticos, compreender suas habilidades e qualidades e ter conhecimento a respeito de seus vícios e falhas. É apenas a partir do conhecimento de si mesmo que podemos evoluir e viver uma vida boa!

Estoicismo Prático
Ler Artigo

Como evitar a ansiedade e aceitar as dificuldades da vida? 

Dicas e ensinamentos do Estoicismo para evitar a ansiedade e aceitar as dificuldades da vida.

Estoicismo Prático
Ler Artigo

Mulheres Estoicas: A visão de Caio Musônio Rufo

Caio Musônio Rufo nasceu por volta de 20-30 d.C. na Etrúria, região atual da Itália Central. Era da Ordem Equestre, estando abaixo da Ordem Senatorial. Rufo morreu por volta do ano 100. Musônio Rufo é uma referência por defender a igualdade na educação filosófica de homens e mulheres e por rejeitar esse padrão duplo de entendimento.

Lina Távora
Ler Artigo

Mulheres Estoicas hoje: J.K. Rowling

Você pode até não ter lido ou assistido aos filmes da saga Harry Potter, mas, sem dúvida, já ouviu falar sobre o universo bruxo desse garoto. A responsável pela criação desse ícone cultural, que continua a conquistar novas gerações, é a escritora britânica J.K. Rowling.Joanne Rowling (o K em sua assinatura é na verdade emprestado de sua avó e não faz parte do seu nome) estudou Francês e Clássicos na Universidade de Exeter, o que seria útil para criar os feitiços da série Harry Potter, alguns dos quais são baseados em latim. Além disso, o estudo da filosofia sem dúvida entra para a saga em suas narrativas sobre justiça, honra, morte, amigos, propósito e muito mais.

Lina Távora
Ler Artigo

Mulheres Estoicas: 5 mulheres e suas lições

Estudar o Estoicismo hoje em dia não é apenas sobre ler os filósofos antigos e os seus textos clássicos - o que vale muito a pena - mas é também sobre encarar o nosso dia a dia, nossas práticas e nossos modelos e exemplos sob a perspectiva de uma filosofia que acompanha o seu tempo. A filosofia não é algo distante, deve estar presente no nosso dia a dia, em cada escolha que pareça boba, no que compartilhamos nas nossas redes sociais ou como falamos das e com as pessoas. A partir dessas ideias, trazemos aqui algumas mulheres contemporâneas de diferentes áreas e algumas práticas estoicas que podemos tecer a partir de suas vidas.

Lina Távora
Ler Artigo

Mulheres Estoicas: Pórcia, Ânia e Fânia

O Estoicismo, desde seus primórdios, atraiu muitas mulheres. As mulheres organizavam a “convivia” para debater o Estoicismo. Muitas delas de fato vivenciaram a filosofia, como Pórcia Catonis, Ânia Cornifícia Faustina e Fânia.

Lina Távora
Ler Artigo

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅