Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Será o Estoicismo a salvação dos nossos problemas?

Eduarda Klann
“Nossa vida é como uma comédia: ninguém repara se foi longa, e sim se foi bem representada.” 

— Sêneca

Representar - aqui está uma palavra que bem define o atual momento da humanidade e que, provavelmente, não tenha nenhuma relação com o sentido que Sêneca quis dar. Infelizmente, analisando a atual conjuntura, representar virou papel principal em detrimento do vivenciar e expressar o seu próprio eu - este, coitado, virou ator coadjuvante no processo de crescimento pessoal. 

E aqui está o motivo principal deste artigo - crescimento pessoal. Em um mundo guiado pelos ditames da terra encantada do Instagram com filtros, ou do Facebook com photoshop no rosto, conseguir encontrar o seu verdadeiro eu parece uma missão impossível até mesmo para o Tom Cruise. 

Se você parar, por um instante, e olhar para todos os contextos que o cerca, você vê pessoas reais ou personagens de uma comédia, que tentam sobreviver ao universo paralelo criado pela personificação da felicidade e da vida perfeita dos universos virtuais?

Aí está o cerne da questão. Em um mundo de tecnologia avançada, onde a realidade virtual  assemelha-se, em grande parte, a nossa realidade concreta, como distinguir o real do imaginário? Como decifrar a realidade que nos rodeia e conseguir ser você mesmo? 

Não podemos negar que somos influenciados por tudo aquilo que nos chega aos cinco sentidos - por mais que tentamos negar essa “intromissão sem permissão”.  Essa influência acaba gerando pessoas desconexas com o real sentido da sua própria existência, condicionando comportamentos e propagando padrões nem sempre realistas.

Você já reparou como a humanidade está cada vez mais acelerada, condicionada pela opinião alheia e incapaz de lidar com as suas próprias frustrações? Esses fatores estão criando pessoas cada vez mais ansiosas, inaptas para lidar com o mundo imprevisível ao qual estão inseridas.

Como (sobre)viver a atual existência?

Depende aonde você quer chegar. Se você gosta de fazer parte do “rebanho”, está tudo certo seguir o fluxo das correntes que ditam o status quo - mesmo que isso signifique abdicar de você e do seu próprio pensamento (aqui vale abrir um parênteses para dizer que cada um é livre para conduzir a sua vida da forma que lhe for certo. Sem julgamentos). Mas se você não se enquadra e está remando contra o fluxo, existe uma luz no brilhante cosmo das filosofias perdidas, e essa luz chama-se Estoicismo. 

Como? Continue seguindo a minha linha de raciocínio que nós vamos longe. O Estoicismo é uma filosofia helenística que nasceu em Atenas, mas foi em Roma que despontou por meio de algumas figuras centrais como Epicteto, Sêneca, Catão e Marco Aurélio. 

Apesar de milênios a parte, ele vai ao encontro do momento pelo qual a humanidade está passando. Vivemos a era tecnológica, guiados por algoritmos e pela tribunal internacional da opinião alheia. Todo esse cenário acaba gerando uma série de conflitos e uma urgência em estar up to date a tudo o que acontece no universo off e online. Soma-se a isso as infinitas atividades e solicitações que nos chegam diariamente por meio de diferentes fontes. Essa é a fórmula geradora de pessoas altamente insatisfeitas com a vida que levam, ansiosas pelo o que o futuro reserva, e dopadas com os ansiolíticos, que vendem a rodo, para conter uma população abalada em suas mais profundas crenças. 

E é nesse ponto que o Estoicismo entra, trazendo um novo olhar sobre a forma como nos posicionamos frente aos problemas e toda as “mazelas” que nos rodeiam, pois encontra no nosso próprio comportamento as respostas para todos esses dilemas cotidianos. 

Para os Estoicos, “conhece-te a ti mesmo”, frase muita conhecida de Sócrates, é o guia para a transformação. A partir do momento que você possui um conhecimento maior sobre as suas emoções, dilemas e ansiedades, você desenvolve o autocontrole sobre as ações em resposta aos problemas mundanos. O foco está centrado nos eventos internos em detrimento dos externos, e como você reagirá a tudo isso. Você passa a perceber o mundo com outros olhos quando entende que você só controla a si mesmo, nada mais, pois tudo o que nos rodeia é um reflexo das nossas próprias escolhas. Todo o resto é incontrolável. 

Outro ponto importante dessa filosofia nos traz ao momento presente, a importância do viver o agora. Vivemos em um mundo que muda a cada minuto, imagina do dia para a noite. Fincar os nossos pensamentos no passado é perder tempo; se preocupar com o futuro é não enxergar a oportunidade de vivenciar o que a vida lhe traz nesse segundo. O agora é o que verdadeiramente importa! As escolhas que você faz neste momento é que serão as bases sólidas do amanhã. Não é sentar e esperar as coisas acontecerem, em uma apatia geral, mas, sim, agir com controle e sabedoria para que a felicidade verdadeira possa florescer. Lembre-se: é de dentro para fora que o mundo se transforma. 

Mas como aplicar o Estoicismo ao nosso dia a dia?

Primeiro, entender que a vida é uma excelente oportunidade de transformação, mas que ela é breve. Toda e qualquer tentativa de barrar esse processo, não surtirá efeito; muito pelo contrário, acarretará em descompassos internos. E como tudo muda a todo instante, devemos parar de tentar nos enquadrarmos aos modelos exteriores de felicidade. Até porque essa exacerbada felicidade externa é resultado de selfies bem tiradas, com retoques de alegria de um editor de imagem artificial. Ou seja, é uma fabricação de egos vazios alimentados por uma vaidade inflada.

Em função disso, vivemos e reagimos a essa irrealidade, atemorizados por não nos enquadrarmos nesse perfil social, e estressados por tentar controlar a opinião alheia. Acabamos por não perceber que o problema não está nesses fatores externos mas na forma como reagimos a tudo isso. Quando entendemos esse processo, nos libertamos da necessidade de agradar a tudo e a todos, e passamos a viver conforme os nossos ideais e valores. 

Isso não quer dizer que não devemos nos posicionar. Até porque, ser Estoico é sinônimo de agir e não de reagir. Praticar essas palavras é compreender as oportunidades que a vida nos apresenta e o que fazemos com cada uma delas, pois o resultado - bom ou mau - depende apenas de nós mesmos. 

Mas para sermos didáticos em relação a essa filosofia, podemos enumerar algumas ações para você refletir sobre o assunto: 

  • Valorize a razão;
  • Emoções destrutivas são reflexos da nossa maneira errada de ver o mundo;
  • Tenha disciplina e mantenha-se firme no processo de transformação;
  • Supere o medo do mundo externo;
  • Encare a realidade como ela é e transforme-a;
  • Viva de acordo com a sua natureza;
  • Nos momentos difíceis, não se deixe levar pelos julgamentos. Mantenha a mente calma e serena;

Em resumo, foque em você, no agora, na sua mudança interna. Comece a viver de forma plena. Desconstrua o seu ego e entenda que nem tudo nessa vida é para você. Perceba que a vida é um somatório de ações e que você é quem conduz o leme do seu barco. 

Tem uma frase na Bíblia que é perfeita para esse momento - “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Quando você aprende isso, você se livra das amarras que te prendem a uma vida de poréns e passa a viver melhor.

. . .

Publicado originalmente aqui.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Foto de Alex Alvarez

Como lidar com as emoções‍

É natural termos emoções! E faz parte da vida nos presentear com desilusões, perdas, dor, amor, felicidade. O que nos coloca em sofrimento é nos deixar levar por sentimentos ruins, como ciúmes, inveja, ganância ou tristeza. Como o Estoicismo pode nos ajudar a lidar com nossas emoções? Venha ler!

Lina Távora
Ler Artigo
Placa verde que sinaliza direção

Como transformar as dificuldades em oportunidades

O Imperador Marco Aurélio escreveu que os obstáculos que existem no caminho se tornam parte do caminho. E suas palavras continuam válidas ainda hoje.

Sabrina Andrade
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅