Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Como ser uma pessoa mais amável: 4 dicas dos Estoicos

Sabrina Andrade

Você quer ter relacionamentos melhores?

Então você deveria pegar alguns conselhos com os Estoicos.

Eu sei, pode parecer completamente sem sentido dizer “ok, aqui algumas ideias Estoicas para você ser uma pessoa mais legal”, afinal, todo mundo usa o adjetivo Estoico como sendo algo ruim. Alguém sem emoções, frio e inabalável. Não parece o ideal quando você quer relacionamentos melhores.

Mas Estoicos têm emoções, por mais chocante que isso possa parecer.

Um Estoico sabe diminuir a influência das emoções negativas, entende que é importante entender o que sente e sabe controlar as respostas a essas emoções. Coisas importantes para ser alguém mais simpático.

1. Não é sobre você (ou como ser uma companhia mais interessante)

“Em conversas, evite mencionar frequentemente e excessivamente suas ações ou perigos que correu. Porque, mesmo que seja agradável para você ouvir sobre si, não é agradável para os outros ouvir suas aventuras.”

— Epicteto

Simples e óbvio: pare de falar sobre você.

Eu sei que é maravilhoso ouvir sobre si mesmo(a). Inclusive, a neurocientista Diana Tamir descobriu que ouvir sobre como maravilhoso(a), legal e genial você é traz sensações melhores do que comida e dinheiro.

Mas, fora você, quem liga? Os outros querem falar deles. E se você quer ser uma pessoa mais simpática, cale a boca e deixe-os aproveitar a oportunidade de se sentirem bem.

2. O auto-insulto (ou como evitar brigas e discussões)

“Se alguém lhe disser que outro falou mal de você, não invente desculpas em relação ao que foi dito, apenas responda: ‘Ele é ignorante sobre minhas outras falhas, senão ele não teria mencionado apenas essas.’”

— Epicteto

Insultos e reclamações podem escalar rapidamente para discussões e brigas sérias.

Um Estoico jamais responderia um insulto com outro insulto, ele responderia como sugere Epicteto: admitindo não apenas aquela falha, mas outras.

E por que você agiria assim?

Primeiro, porque você evitaria discussões desnecessárias e os sentimentos de ninguém penderiam para o lado negativo; segundo, porque você começa a treinar seu auto-controle; e terceiro, porque, se não foi dito por um babaca, talvez exista alguma verdade nas palavras e elas podem se tornar uma crítica construtiva.

Se lhe disserem que você é tão estúpido quanto um poste, admita que na verdade você é muito mais estúpido que um poste (mesmo que você não seja).

Use o humor depreciativo para aliviar uma situação.

3. Vovó está de olho (ou como não falar besteiras)

“Podemos remover a maioria dos pecados se tivermos uma testemunha ao nosso lado quando pensamos em fazer algo errado. A alma precisa ter alguém a quem ela respeita, cujo exemplo ela transforma em um inviolável santuário interior. Feliz é aquele que pode melhorar os outros, não apenas quando presente, mas mesmo nos pensamentos!”

— Sêneca

Quando você está sendo observado(a) por alguém, como você age?

Provavelmente pensa duas vezes antes de fazer algo errado ou fazer aquilo que disse que não faz mais (tipo julgar a roupa da pessoa que acabou de passar do seu lado ou fofocar sobre alguém).

Imagine que você está sendo vigiado(a) por alguma pessoa virtuosa, como Catão, o Jovem, Lúcio Sêneca, Marco Aurélio ou sua avó.

Tenho certeza de que você pensará quatorze vezes antes de fazer ou dizer algo, ou se comportar de forma errada. Você será uma companhia muito mais saudável para as pessoas ao seu redor.

Só não desenvolva mania de perseguição.

4. Todos são parte da sua família (ou como lidar com as pessoas)

“Hiérocles nos convida a imaginar uma série de círculos concêntricos, onde nós estamos no meio, o próximo círculo é nossa família, o próximo são nossos amigos, então nossos companheiros cidadãos, então o resto dos habitantes do país e, por fim, toda a humanidade. Então, ele diz para mentalmente trazer os círculos mais externos um pouco mais para perto. Isso significa que você está tentando se lembrar que todos são humanos, que você deveria se importar com todas essas pessoas do mesmo modo que você se importa com sua família e amigos.”

— Massimo Pigliucci

Mas o que aconteceria se você passasse a ver todas as pessoas como sendo parte da sua família?

Quando você é rude com alguém, as chances são de que ela provavelmente será rude com você. Mas quando você trata alguém com atenção, até a mais pessoa grosseira acabará ficando mais suave.

Ao invés de ver os outros como ameaças ou como pessoas não importantes, os veja como familiares e os trate com gentileza. Cedo ou tarde, essas pessoas responderão da mesma forma.

Ou nas palavras de Marco Aurélio: responda com gentileza mesmo às pessoas mais insuportáveis, não existe outra resposta válida.

Conclusão

  1. Não é sobre você — Deixe-me falar sobre mim, ok? É muito mais divertido e você vai parecer alguém muito legal por estar ouvindo.
  2. O auto-insulto — Acredite, eu já escrevi coisas muito piores do que este texto.
  3. Vovó está de olho — Cuidado com o que vocês vão fazer, crianças.
  4. Todos são parte da sua família — Trate as pessoas com gentileza e eles provavelmente responderão do mesmo jeito.

Você vai virar o Dale Carnegie da noite para o dia ao aplicar essas ideias? Claro que não, e esse não é o objetivo.

O objetivo, parafraseando Sêneca, é:

“Não me peça para ser perfeito; só me peça para ser melhor do que eu era ontem.”

. . .

Publicado originalmente aqui.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Bambu - foto de Kazuend no Unsplash

Como manter a calma

Sim, temos emoções e a vida é cheia de contratempos, mas como manter a tranquilidade mesmo em momentos de turbulência? O primeiro passo é não criar expectativas sobre fatos e pessoas. Como o Estoicismo nos adverte, devemos manter a nossa harmonia com a natureza, não esperando que o que acontece externamente a nós seja de qualquer outra forma do que do jeito que é. É preciso ter calma e bondade para respeitar e administrar os nossos sentimentos e, assim, agir de forma estratégica. 

Lina Távora
Ler Artigo
Braço estendido para fora da água do mar

Essa investigação te ajudará a resistir ao medo da morte

Costumamos temer o que desconhecemos e o que é obscuro ou duvidoso. É por isso que temos medo da morte e que sofremos diante de incertezas.

Alexandre Magno
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅