Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Sonhando acordado

Mateus R. Carvalho

Estou trabalhando em alguns projetos em estágio inicial. Apesar de ainda estarem começando, sempre vislumbro o quão grande podem se tornar.

De certa forma, isso é útil. Afinal, como Sêneca coloca no trecho 3 da carta 71:

“Quando o homem não sabe para qual porto está indo, nenhum vento é favorável.”

Além disso, como Sêneca coloca no trecho 12.5 de Sobre a Tranquilidade da Alma, é importante ter uma intenção para guiar suas ações:

“Deixe seus esforços direcionados a algo, e mantenha esse fim em vista.”

Pessoas que vagam sem propósito e cujos esforços são difusos ficam presas a realizações medíocres (independente do que realizações signifique para você, e se são internas ou externas).

Apesar de ser importante ter intenções claras, existe uma diferença entre sonhar grande e sonhar acordado. Existe uma diferença entre ter uma direção clara e só ficar pensando na linha de chegada. E com frequência eu me esqueço dessa diferença.

Com frequência eu me encontro sonhando com aquele momento em que já teria um blog com vários leitores e um podcast com diversos ouvintes.

Sonhar acordado é uma forma de eu fugir do esforço necessário para fazer algo no presente. Quando sonho acordado, estou fugindo do presente. É mais fácil sonhar com o futuro do que viver o presente. No sonho não existem falhas. No sonho tudo acontece como eu imagino. O presente exige ação. No presente é onde corro risco de falhar.

Por isso, é natural que, quando me deparo com alguma decisão difícil, eu sinta um estímulo para fugir e sonhar acordado.

De certa forma, esse estímulo se manifesta de maneira positiva. Estas situações difíceis podem te levar não a sentir frustração ou qualquer outro sentimento negativo, mas sim a vislumbrar o futuro promissor. Por isso, seria fácil assumir que sonhar acordado não é um problema.

Mas, na perspectiva do Estoicismo, certamente é um. Afinal, como Sêneca escreve em Sobre a Brevidade da Vida: 

“As pessoas perdem o dia na expectativa da noite, e a noite com o medo do amanhecer.”

Sempre que sonho acordado, ao invés de cumprir com a tarefa que defini para o agora, eu me torno uma pessoa que perde o dia na expectativa da noite.

Além disso, vou contra a outro conselho de Sêneca, também em Sobre a Brevidade da Vida. Apesar de ter sido escrito para Paulino, se encaixa perfeitamente para mim: 

“A expectativa é o maior impedimento para viver. Leva-nos para o amanhã e nos faz perder o presente. Você está focando no futuro, que está no controle da sorte, e abandonando o presente, que está em seu controle. Para onde você está olhando? Para que meta você está lutando? O futuro todo está na incerteza. Viva no agora.”

Raramente percebo quando estou cometendo este erro de sonhar acordado. É mais simples observar vícios nos outros do que os meus.

Sempre vejo pessoas que passam por situações estressantes pensando no momento em que poderão parar e descansar. Pessoas que sobrevivem pensando no momento em que estarão aposentados. Pessoas que trabalham pensando naquela promoção e aumento que terão em breve.

Mas agora eu sou a pessoa que, ao invés de trabalhar no presente, está sonhando com o futuro.

Por isso, preciso me lembrar:

Ao sonhar acordado, estou procrastinando. 

Ao sonhar acordado, estou negligenciando o presente.

E a vida é curta para quem negligencia o presente.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Mulher usando um notebook na cama

Marco Aurélio sobre a motivação para sair da cama todas as manhãs

Segundo os Estoicos, temos uma função a cumprir em prol do bem maior. Mas, para realizá-la, precisamos sair da cama. Então levante-se!

Sabrina Andrade
Ler Artigo
Capa do álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, da Billie Eilish

Uma noite mal dormida

Situações adversas, por menores que sejam, sempre irão existir. E o Estoicismo pode nos guiar até mesmo em meio às adversidades mais banais do cotidiano.

Mateus R. Carvalho
Ler Artigo
VER TODOS

Acompanhe novidades do Estoicismo Prático

Ao preencher seu email abaixo, você receberá em primeira mão: artigos do blog assim que forem publicados, os mais recentes episódios dos podcasts e informações sobre novos projetos.
Você receberá no máximo um email por semana. ✅