Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Quem foi Marco Aurélio, o “Imperador Filósofo”

Estoicismo Prático
Marco Aurélio - reconstrução facial, utilizando inteligência artificial e photoshop. Créditos da imagem: @haroun_bin

Quem foi Marco Aurélio, o “Imperador Filósofo”

Marco Aurélio (121 - 180 d.C) - nasceu em 26 de Abril de 121, considerado o último dos cinco bons imperadores romanos. Em sua época, estima-se que 1 a cada 5 pessoas da terra viviam nos domínios de Roma, portanto ele era o homem mais poderoso de seu tempo.

Marco, não era o herdeiro direto e nunca desejou ser imperador. Considerava essa função como um fardo e preferia dedicar-se à filosofia, especialmente ao estoicismo, o qual estudava desde a sua infância.

Seu caráter excepcional e sua honestidade, foram reconhecidas pelo imperador Adriano e posteriormente pelo imperador Antonino Pio, que o adotou. Com a morte de seu pai adotivo, ele assumiu a posição de imperador, por acreditar ser seu destino fazê-lo e que poderia promover o bem às pessoas.

Teve uma vida conturbada com uma série de guerras, doenças, a morte prematura de vários de seus filhos e a peste Antonina, que devastou a população romana, matando cerca de 5 milhões de pessoas.

O livro Meditações

Apesar disso, continuou investindo em seus estudos em filosofia. Escreveu um diário com suas reflexões, que posteriormente foi publicado com o título de “Meditações” e que se tornou uma das principais obras estóicas.

Quando lemos “Meditações”, estamos lendo uma obra que não foi escrita para ser publicada e sim o diário pessoal e os pensamentos íntimos de um imperador, que enfrentava diversos infortúnios em sua vida.

Encontramos nesse livro a forja do caráter de um bom homem e a coragem para enfrentar os obstáculos que a vida o apresentou.

Marco Aurélio, foi a pessoa que mais se aproximou da figura do “Rei filósofo” idealizado por Platão em “A República”. Ele possuía as virtudes de um bom homem e a capacidade de governar com sabedoria.

Em seus 19 anos como imperador, deixou um legado para Roma, enquanto esteve vivo, e para a humanidade com sua obra “Meditações”.

Quadro: O anjo da morte indo até a porta de Roma por Jules-Élie Delaunay

Marco Aurélio e a Pandemia

Você já pensou como um líder estoico agiria em uma pandemia?

Em 165 d.C, Marco Aurélio enfrentou a Peste Antonina, que durou por 15 anos, considerada a primeira pandemia de que se tem registro e que estima-se ter matado mais de 5 milhões de pessoas, inclusive o próprio imperador, ao que tudo indica.

No auge, a doença chegava a matar mais de 2 mil pessoas por dia com uma taxa de mortalidade estimada em 10%. Os principais sintomas eram febre, erupções cutâneas e diarreia.

Se hoje é difícil conter uma pandemia, imagine em uma época em que a medicina, tecnologia e a ciência eram muito primitivas.

Além disso, Marco Aurélio enfrentava guerras com os Partas (161-166) e as tribos germânicas (166-180). Se isso não bastasse, a pandemia colocou o império em uma grave crise econômica.

Ações de Marco Aurélio na Pandemia

Com base nos princípios estoicos, Marco Aurélio não recuou e fez tudo o que estava sob seu controle para superar a pandemia. Algumas de suas ações:

  • Trouxe especialistas para estudar o que poderia ser feito, incluindo Cláudio Galeno, considerado o mais talentoso médico investigativo do período romano, que liderou os esforços para o combate à praga.
  • Recusou-se a deixar Roma, mesmo quando muitos se refugiaram em áreas rurais e casas de campo, colocando sua própria vida em risco. Mostrou-se presente e forte para os outros, indo a funerais e dando discursos. Buscou tranquilizar a população em um momento de caos.
  • Marco vendeu bens imperiais, não apenas móveis imperiais luxuosos, mas também taças de ouro, jarros de prata, cristais, lustres e também joias e mantos de sua esposa (Faustina). Diminuindo a sua fortuna pessoal.
  • Confiscou parte dos bens da nobreza e cortou gastos imperiais, que passaram a ser auditados e demandantes de aprovação prévia.
  • As dívidas antigas ao governo foram canceladas.
  • Os funerais das vítimas da peste foram pagos pelo governo;
  • Lembrava-se que o que estava passando já havia acontecido antes e que iria acontecer novamente com outros protagonistas no futuro: “Não pares de refletir em como tudo o que acontece agora aconteceu do mesmo modo no passado; reflete que assim acontecerá no futuro”. Meditações, X.27
  • Tinha empatia pelas pessoas, como deixa claro o seu choro sincero em público depois que ouviu alguém dizer: “Bem-aventurados os que morreram na peste.”
  • A todo momento agia para promover o bem e queria que as pessoas fossem boas umas com as outras: “Enquanto estiver vivo e capaz, seja bom”. Meditações, IV.17. “Afinal, quem poderá impedi-lo de ser sincero e benévolo? Não admita viver se não for”. Meditações, X.32.
  • Aceitou e enfrentou as situações que lhe apareciam, prática estóica Amor Fati, sem culpar os deuses ou outras pessoas. “Se julgarmos apenas o que está em nosso poder como bom ou mau, não nos restarão justificativas para criticar deus ou hostilizar o homem” Meditações, VI.41
  • Próximo de sua morte, doente, ao que tudo indica pela própria peste, deixou as pessoas de confiança o seu plano de sucessão ao trono para garantir uma transição pacífica de poder.
  • Em seu leito de morte disse a seus amigos: “Não chorem por mim; pensem antes na peste e na morte de tantos outros”. Demonstrando clareza sobre sua própria mortalidade, prática estóica Memento Mori, e humildade em entender que era apenas um ser humano como qualquer outro.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Cena do Filme Um Sonho de Liberdade (1994)

O Estoicismo é um antídoto para o vitimismo

Com o filósofo Estoico Epicteto aprendi que nada além de nós mesmos pode nos impedir de viver uma vida que vale a pena ser vivida.

Enzo Bonamini
Ler Artigo
Zenão de Cítio

Zenão de Cítio: o fundador

O Estoicismo começou com um naufrágio. O que Zenão de Cítio, um comerciante, fez após perder toda a sua mercadoria em um naufrágio? Buscou refúgio nos livros, encantou-se com a filosofia.

Lina Távora
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅