Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Domine seu tempo como um Estoico

Adriano Rahde

Sabe aquele dia que, quando você se deu conta... Acabou? Você olha pra sua listas de tarefas, olha para os compromissos e pessoas que você tinha que falar, e você não conseguiu chegar nem na metade da lista? Os dias estão passando, os projetos deveriam estar cada vez mais perto do fim, mas não estão andando quase nada! Além disso, era o dia que você tinha combinado de se encontrar com os amigos, ou ver um filme com sua mulher... e você já tá atrasado pra isso também.

Dentro do Estoicismo tem um exercício incrivelmente simples, mas que tem o poder de fazer que dias como esses se tornem raros na sua vida. Deixa eu explicar como ele funciona.

Quando passamos por um dia lotado e confuso como esse, um dia em que fomos mais atropelados pelo tempo do que quem estava no controle, existe um pensamento que é a principal razão que chegamos nessa situação:

"Hoje vai ser um bom dia, vai dar tudo certo!"

Por trás desse inocente pensamento otimista está a base para todo nossa impotência e falta de controle do tempo.

A premissa que permite essa ideia é a que existem dezenas de coisas que estão fora do nosso controle como: O trânsito que vou pegar, o humor do meu chefe, as prioridades e acontecimentos no meu trabalho, quem vai falar comigo ao longo do dia, e sobre o que vão falar. E até como vai ser o clima!

Pegamos tudo isso e assumimos que vai acontecer exatamente da forma que gostaríamos, acreditando que temos algum tipo de controle sobre elas.

E quando as coisas não acontecem exatamente como queríamos, e resulta naqueles dias caóticos onde o tempo nos deu uma surra, e nos damos desculpas que apenas não conseguimos honrar com nossos compromissos e fazer o que tinha que ser feito por razões externas, que estavam fora do nosso controle.

"Sinto muito por me atrasar pro nosso compromisso, você não tem ideia do problema que enfrentei no trabalho!" "Desculpa pelo atraso na reunião, peguei um trânsito péssimo no caminho" "Eu não vou conseguir entregar o relatório amanhã pois acabei focando e uma outra demanda de emergência que apareceu"

O inocente otimismo do "vai dar tudo certo" é também uma covardia disfarçada. Pois quando as coisas não "derem tudo certo" eu posso me esconder nos acontecimentos externos que estão fora do meu controle, e não na minha falta de planejamento.

Premeditatio Malorum

Os Estoicos tem esse conceito que pode ser traduzido como: "Pondere todos os males" ou "Preveja, pense sobre, mapeie tudo de errado que possa acontecer"

Uma das máximas do Estoicismo é que as coisas vão dar errado na sua vida. Você, invariavelmente, vai ter que enfrentar doenças, a morte de pessoas próximas, sofrimento e adversidades. Não existe outra opção, isso são simplesmente coisas que fazem parte da nossa existência. Sendo assim! Pondere sobre elas. Pense sobre o que pode dar errado, mapeia as principais ameaças, e agora antecipe elas. Mesmo existindo centenas de variáveis que estão fora do seu controle, quais são as mais prováveis e o que fazer para, agora, amenizar elas.

Se amanhã preciso acabar um relatório para apresentar em uma reunião no final do dia. O que posso fazer para garantir que isso aconteça? Eu não consigo deixar ele 99% pronto hoje? Ao invés de separar 15min para revisar ele, não posso bloquear uma hora? Como sei que meu gestor ou uma pessoa relevante tem chance de não participar da reunião por outras prioridades, tem como eu mandar uma mensagem ou falar com ele pessoalmente no início do dia, lembrando da reunião e explicando porque é importante a participação dele? Se tenho um jantar com amigos as 19:00, mas minha reunião começa às 17:00, não é mais prudente eu imaginar que a reunião possa se estender e remarcar o jantar para as 20:30 ou para outro dia?

E assim por diante... É importante não se perder e mergulhar nas possíveis tragédias, mas sim dedicar um certo tempo realmente pensando nas principais coisas que podem acontecer e se preparar para elas. Premeditatio Malorum, pondere os males! Não esconda sua covardia e falta de responsabilidade atrás de um manto de otimismo.

Viver com a crença e intenção que as coisas vão dar certo pode nos impulsionar e trazer uma leveza que ajuda no nosso dia a dia. Só não podemos usar isso como desculpa para não nos preparar e ficar totalmente a mercê das dezenas de variáveis que vão sim nos impactar.

Planeje como um pessimista, trabalhe como um otimista.

. . .

Publicado originalmente aqui. Consuma esse conteúdo no formato de vídeo aqui. Saiba mais sobre o tema ouvindo esse episódio do meu podcast.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

O Pensador, escultura de Auguste Rodin

5 lições que eu aprendi com a filosofia Estoica

Há séculos a filosofia Estoica ajuda diferentes pessoas a manter a paz e a clareza de espírito e também a buscar sabedoria e uma “boa vida”.

Otavio Albano
Ler Artigo
Viver bem a vida

10 dicas para viver bem a vida

Filosofia é sobre a arte de viver. E aqui vamos apresentar 10 dicas estoicas para viver bem a vida!

Estoicismo Prático
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅