Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Como o Estoicismo pode te ajudar a sofrer menos

Maria Beatriz

Epicteto foi um filósofo grego Estoico que viveu a maior parte da sua vida em Roma, como um escravo. Segundo ele, para sermos felizes devemos procurar mudar apenas o que pode ser mudado. Devemos aceitar as coisas como são, e a realidade como é apresentada a nós.

Nesse artigo, irei listar 6 ensinamentos que aprendi com Epicteto e outros filósofos Estoicos. Após ter aplicado essas lições em minha vida, aprendi a lidar com o sofrimento de forma mais racional e madura.

1. Não se preocupe com o que não controla 

"Dor é inevitável, sofrimento é escolha."

— Epicteto 

Você deve estar se perguntando: afinal, o que nós verdadeiramente controlamos? A resposta é simples. Nossos pensamentos e escolhas. Em resumo, controlamos apenas o nosso "eu."

O resto é imparcial:

  • Corpo 
  • Morte
  • Eventos externos 
  • Saúde 
  • Reputação 
  • Ações de outras pessoas

Não relute contra as adversidades. Concentre-se no que você pode controlar (ou seja, suas ações, pensamentos e julgamentos).

É comum encontrarmos pessoas em estado de sofrimento por tentarem controlar o incontrolável. Se você parar de se preocupar com o que não controla, você não será uma dessas pessoas, e terá uma enorme mudança na sua vida.

"A felicidade está dentro de nós."

— Epicteto

2. Atente-se aos seus julgamentos

"O que inquieta os homens não são as coisas, mas sim sua opinião sobre as coisas."

— Epicteto

Epicteto nos ensina que temos o controle de julgarmos adversidades como uma coisa boa, ruim ou indiferente. O sofrimento, portanto, surge quando julgamos como bom algo que é ruim ou indiferente.

O que perturba o espírito do homem não são os fatos, mas sim os julgamentos sobre os mesmos. A morte, por exemplo, não tem nada de terrível, exceto sua opinião sobre a respeito da morte.

3. Esqueça os erros dos outros, e foque em você 

"Não recrimine ninguém, não acuse ninguém, e não reclame de ninguém. Recrimine apenas a si mesmo."

— Epicteto

Em seu livro O Manual de Epicteto, Epicteto traz vários ensinamentos sobre como lidar com algo que foge do nosso controle: as ações de outras pessoas. Algumas lições são especialmente úteis em momentos quando os comportamentos de outras pessoas são tóxicos a nós.

Em primeiro lugar, Epicteto nos ensina a aceitar as pessoas como são, e a não guardar ressentimentos. Dado que você não controla o comportamento das pessoas, guardar mágoas não soluciona nenhum problema.

"Quando alguém te tratar mal, lembre-se que ele o faz ou fala o pensamento que isso lhe é conivente. Seja gentil com quem te insulta."

— Epicteto

Em situações como o término de um relacionamento, é comum ver uma pessoa culpando a outra pelo seu estado mental. Nunca faça isso. Assuma a responsabilidade pela sua vida, e se esforce para fazer o melhor que puder das circunstâncias. Assumir a responsabilidade pela sua própria vida, mesmo sabendo que você não controla quase nada sobre você, é chave para o autodesenvolvimento.

Em segundo lugar, saiba que quando alguém te provoca, na verdade foi o seu juízo que te provocou.

“Quem não aponta nem a si mesmo e nem aos outros como culpados revela que a sua educação está completa.”

— Epicteto

4. Lembre-se que você irá morrer 

"Você pode morrer agora. Lembre-se disso para determinar o que você faz, diz e pensa."

— Marco Aurélio

Lembre-se que sua morte pode chegar a qualquer momento. Não desperdice tempo fazendo coisas que, caso tivesse certeza que amanhã seria o seu último dia de vida, você não faria. Memento mori.

5. Saiba que tudo vai passar

"Tudo flui, tudo se move. Nada permanece igual, exceto o próprio movimento."

— Heráclito

Eu sei que isso parece algo muito clichê, mas é a mais pura verdade. Você vai passar por inúmeros problemas na sua vida e irá lidar com muita pressão ao longo da sua jornada. Porém, não se esqueça que tudo isso cedo ou tarde vai passar.

O melhor jeito de lidar com os eventos externos que nos afetam é a aprendendo com as adversidades e mudando o nosso comportamento em resposta a elas. Desapegue de tudo que é externo, foque na excelência da sua mente e cultive o seu caráter. Obstáculos são oportunidades para nos tornarmos pessoas melhores.

"Somos mais do que qualquer período desafiador. Somos alma, somos espírito, somos essência." 

— Tony Robbins

6. Não tente fugir da realidade que você vive

É ilusão achar que fugir da realidade é uma boa forma de encarar os problemas que você enfrenta. Viajar não resolve os problemas, e muito menos beber, fumar ou comer compulsivamente. A fuga da realidade apenas piora a situação.

Sucesso, dinheiro, álcool, namoro, bens materiais… tudo isso é externo. É uma ilusão achar que algo externo pode trazer estabilidade mental para você.

O seu bem estar não depende de nada externo. Apenas o que é interno pode causar nosso próprio sofrimento. Soluções externas não resolvem problemas internos. Seja racional, aceite seus problemas e aja racionalmente em resposta a eles.

Conclusão

Em resumo, pare de se concentrar nas pessoas ao seu redor, e foque na pessoa que você é hoje.

Foque no que você está fazendo para lidar com situações difíceis.

Cultive valores como a bondade e autocontrole. Assim, os problemas que você enfrenta irão se tornar motivação.

Tudo irá fluir, e todas essas coisas que você julga hoje como ruins serão indiferentes no futuro. Como dizia Epicteto, mesmo em desgraça, esteja feliz.

Estes 6 ensinamentos mudaram radicalmente a minha vida. Mas lembre-se: não basta ficar lendo em como ser uma pessoa Estoica. Você precisa agir como uma!

Estoicismo é ação. A sabedoria está na ação, e não no pensamento.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Vela acesa e pessoa no fundo

Como uma pessoa Estoica supera uma traição

O universo é indiferente. Eventos que lhe abalam irão acontecer. Aceite os contratempos e mesmo tragédias como experiências inerentes à vida humana.

Maria Beatriz
Ler Artigo
Seneca

Sêneca: um médico da alma

Sêneca participou ativamente da vida política do Império Romano, tendo uma existência movimentada e produtiva em diversas áreas. Conheça mais sobre o filósofo.

Lina Távora
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅