No primeiro episódio do podcast Ruínas do Pórtico, os hosts Mateus R. Carvalho e Adriano Rahde abordam seus objetivos enquanto estudantes que produzem conteúdo a respeito da filosofia Estoica. Além disso, discutem a ideia de criar um ambiente livre para errar e compartilhar ideias com o intuito de aprimorá-las e aprender.
Citações feitas no episódio
“…devo contentar-me em lhe transmitir meus sentimentos sem os ter embelezado nem reduzido sua dignidade… digamos o que sentimos, e sintamos o que dizemos; que a fala se harmonize com a vida.”
— Sêneca, Carta 75, 2-4
“Um doente não chama um médico por que é eloquente; mas se acontecer que o médico que pode curá-lo também discorra elegantemente sobre o tratamento a ser seguido, o paciente vai levá-lo em bom crédito.”
— Sêneca, Carta 75, 6
"Mesmo que os velhos mestres tenham descoberto tudo, uma coisa será sempre nova: a aplicação e o estudo científico e classificação das descobertas feitas por outros.
Suponha que prescrições foram transmitidas para nós para a cura dos olhos; não há necessidade de minha busca por outras, além dessa; mas por tudo isso, essas prescrições devem ser adaptadas à doença particular e ao estágio particular da doença.
Use esta prescrição para aliviar a granulação das pálpebras, esta para reduzir o inchaço das pálpebras, aquela para evitar dor súbita ou uma onda de lágrimas, esta outra para aguçar a visão. Em seguida, combine estas várias prescrições, preste atenção no momento certo de sua aplicação, e forneça o tratamento adequado em cada caso.
As curas para o espírito também foram descobertas pelos antigos; Mas é nossa tarefa descobrir o método e o tempo de tratamento."
— Sêneca, Carta 64: Sobre a Tarefa do Filósofo, 8