Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!
Todos os Depoimentos

Entenda como a filosofia Estoica transformou a vida de diferentes pessoas

Caso a filosofia Estoica tenha impactado a sua vida de alguma forma, envie seu depoimento! Assim, você incentivará pessoas das mais diversas idades e contextos de vida a conhecerem a sabedoria milenar dos Estoicos.
Comecei a acompanhar o Estoicismo Prático há algum tempo. A filosofia Estoica me ajudou durante um término de relacionamento. Aprendi a controlar meu lado emocional e a agir com base na razão.
Ricardo Mazzarioli
@
ricardomazzarioli
Anônimo
Estou estudando mais sobre Estoicismo e gostando muito. É como se estivéssemos percorrendo um caminho reto para chegar em nosso destino, mas algo acontece no percurso que nos impede de prosseguir por ali. Então, ao invés de desistir ou perder tempo reclamando, nós contornamos aquele obstáculo e, mesmo que nos atrase, continuamos em direção ao nosso destino. Como um rio que contorna as pedras e flui normalmente.
Gsé Silva
@
gessesilva
Anônimo
Posso dizer que mudei muito meu temperamentos desde quando comecei a estudar e praticar o Estoicismo. Eu era muito explosivo, agora sou bem mais sereno e calmo.
Carlos Leal
@
cs_leal
Anônimo
Com a filosofia Estoica parei de me sentir inadequada em meio a tanta vitimização e pouca aceitação e responsabilização por parte das pessoas. Eu ficava sem paciência e vivia sempre isolada no meu universo.
Débhora Caroline
@
debhoracaroline
Anônimo
Eu sempre compactuei com as ideias Estoicas, antes mesmo de conhecer o conceito e a filosofia. Comecei a estudar a respeito a partir de uma indicação do Wendell Carvalho. Quando comecei a ler, fiquei surpreso com quanto eu já praticava no dia a dia. Agora que estou estudando ainda mais, sou grato por ter encontrado essa filosofia de vida.
Vinicius Focosi
@
viniciusfocosi
Anônimo
Tenho um filho especial. Ao praticar o Estoicismo, tudo passou a fazer sentido. A aflição deu lugar a uma paz imensa.
Valéria Chaves
@
valeriachaves3
Anônimo
Considero o Estoicismo uma filosofia brilhante. Porém, confesso que, por ter um problema crônico no coração, tenho momentos de irracionalidade profunda quando enfrento sintomas severos. As máximas Estoicas desaparecem da minha mente. Por outro lado, esses momentos me remetem ao pensamento Estoico de que sou mortal, o que é importante para o controle do ego.
Anônimo
@
Anônimo
O Estoicismo me ajudou a controlar minha ansiedade. Diria que estou 90% melhor em relação a como eu era.
Anônimo
@
Anônimo
Eu sempre fui um pouco resmungão diante de adversidades. Perdi meu pai cedo e minha mãe era alcoólatra. Mas, depois que conheci a filosofia Estoica, percebi que deveria aprender com os desafios propostos pela vida. Gosto do que dizia Sartre: "Não importa o que a vida fez com você, mas sim o que você faz com o que a vida fez com você." Sejamos fortes e críticos em relação aos problemas. Os obstáculos que enfrentamos podem ser nossos amigos dependendo da forma como os enxergamos.
Anônimo
@
Anônimo
Conheci o Estoicismo há pouco tempo. Estudo e tento praticá-lo diariametne. Sei onde quero chegar, mas tenho um longo caminho pela frente. Aceitar o destino e me satisfazer com ele, independente de qual seja, tem sido minha maior dificuldade.
Anônimo
@
Anônimo
Parabéns pelo projeto do Estoicismo Prático. Não desista de transformar a sociedade ao promover o autoconhecimento. A filosofia Estoica nos ajuda a manter a paz interior em meio ao cenário caótico que rodeia o mundo. O Estoicismo me auxiliou até em meus investimentos na bolsa de valores.
Anônimo
@
Anônimo
A simplicidade do Estoicismo é o que a torna tão atraente para quem não é familizariado com a filosoifa. Foi esse o motivo de eu ter começado a estudar e não ter parado até hoje.
Lucas Moura
@
lusca_mourahenrique
Anônimo