Acessar
Leia os Livros I, II e III da nova tradução de Meditações antecipadamente!

Sonhando acordado

Mateus R. Carvalho

Estou trabalhando em alguns projetos em estágio inicial. Apesar de ainda estarem começando, sempre vislumbro o quão grande podem se tornar.

De certa forma, isso é útil. Afinal, como Sêneca coloca no trecho 3 da carta 71:

“Quando o homem não sabe para qual porto está indo, nenhum vento é favorável.”

Além disso, como Sêneca coloca no trecho 12.5 de Sobre a Tranquilidade da Alma, é importante ter uma intenção para guiar suas ações:

“Deixe seus esforços direcionados a algo, e mantenha esse fim em vista.”

Pessoas que vagam sem propósito e cujos esforços são difusos ficam presas a realizações medíocres (independente do que realizações signifique para você, e se são internas ou externas).

Apesar de ser importante ter intenções claras, existe uma diferença entre sonhar grande e sonhar acordado. Existe uma diferença entre ter uma direção clara e só ficar pensando na linha de chegada. E com frequência eu me esqueço dessa diferença.

Com frequência eu me encontro sonhando com aquele momento em que já teria um blog com vários leitores e um podcast com diversos ouvintes.

Sonhar acordado é uma forma de eu fugir do esforço necessário para fazer algo no presente. Quando sonho acordado, estou fugindo do presente. É mais fácil sonhar com o futuro do que viver o presente. No sonho não existem falhas. No sonho tudo acontece como eu imagino. O presente exige ação. No presente é onde corro risco de falhar.

Por isso, é natural que, quando me deparo com alguma decisão difícil, eu sinta um estímulo para fugir e sonhar acordado.

De certa forma, esse estímulo se manifesta de maneira positiva. Estas situações difíceis podem te levar não a sentir frustração ou qualquer outro sentimento negativo, mas sim a vislumbrar o futuro promissor. Por isso, seria fácil assumir que sonhar acordado não é um problema.

Mas, na perspectiva do Estoicismo, certamente é um. Afinal, como Sêneca escreve em Sobre a Brevidade da Vida: 

“As pessoas perdem o dia na expectativa da noite, e a noite com o medo do amanhecer.”

Sempre que sonho acordado, ao invés de cumprir com a tarefa que defini para o agora, eu me torno uma pessoa que perde o dia na expectativa da noite.

Além disso, vou contra a outro conselho de Sêneca, também em Sobre a Brevidade da Vida. Apesar de ter sido escrito para Paulino, se encaixa perfeitamente para mim: 

“A expectativa é o maior impedimento para viver. Leva-nos para o amanhã e nos faz perder o presente. Você está focando no futuro, que está no controle da sorte, e abandonando o presente, que está em seu controle. Para onde você está olhando? Para que meta você está lutando? O futuro todo está na incerteza. Viva no agora.”

Raramente percebo quando estou cometendo este erro de sonhar acordado. É mais simples observar vícios nos outros do que os meus.

Sempre vejo pessoas que passam por situações estressantes pensando no momento em que poderão parar e descansar. Pessoas que sobrevivem pensando no momento em que estarão aposentados. Pessoas que trabalham pensando naquela promoção e aumento que terão em breve.

Mas agora eu sou a pessoa que, ao invés de trabalhar no presente, está sonhando com o futuro.

Por isso, preciso me lembrar:

Ao sonhar acordado, estou procrastinando. 

Ao sonhar acordado, estou negligenciando o presente.

E a vida é curta para quem negligencia o presente.

Artigos Relacionados

VER TODOS

Conteúdo para lhe ajudar a manter a sanidade em meio ao caos

Porque a adversidade é um presente

Porque a adversidade é um presente

A adversidade é inevitável. Não há dúvida se ela vai ou não surgir na sua vida. A questão é a forma dela e o modo como você irá enfrentá-la.

Jade Soller
Ler Artigo
Portia Wounding Her Thigh (1664), de Elisabetta Sirani

Mulheres Estoicas: Pórcia, Ânia e Fânia

O Estoicismo, desde seus primórdios, atraiu muitas mulheres. As mulheres organizavam a “convivia” para debater o Estoicismo. Muitas delas de fato vivenciaram a filosofia, como Pórcia Catonis, Ânia Cornifícia Faustina e Fânia.

Lina Távora
Ler Artigo
VER TODOS

Receba uma citação do Estoicismo diariamente em seu email!

Ao preencher seu email abaixo, você receberá uma citação dos filósofos estoicos por dia.
Você receberá no máximo um email por dia. ✅